Porque o mercado está sempre mudando, sua estratégia de marketing precisa mudar com ele. Fazer ajustes em sua estratégia ajudará você a alcançar mais pessoas e manter uma vantagem competitiva.
Existem diferentes maneiras de determinar o efeito que seu marketing está tendo. A análise de sites e outras pesquisas podem te ajudar a determinar quais mudanças estão ocorrendo no mercado e a identificar padrões com relação ao consumo e às tendências. Ferramentas de mídia social não só ajudam a obter referências, mas permitem que você veja o que os clientes estão dizendo sobre o seu negócio em “tempo real”.
Digamos que você possui uma pequena loja de varejo, e recentemente começou a “ecologizar” o seu negócio através da introdução de algumas práticas sustentáveis, ??como a redução de resíduos, reciclagem e conservação de energia. Você vai querer atualizar sua estratégia de marketing para refletir essas mudanças para que seus clientes conscientes do ambiente tomem nota, e assim você pode atrair novos clientes que apreciam seus esforços. Algumas coisas para pensar:
Que tipo de publicidade você está usando?
É o ajuste certo? Você está gastando tempo e dinheiro em algo que não está trazendo clientes? Há novas tendências ambientais, por exemplo, que você poderia estar aproveitando?
Onde você está anunciando?
Existem potenciais novos clientes em áreas que você não explorou? Existem canais específicos que você pode usar para alcançar indivíduos ecológicos?
Como você pode agregar valor à sua publicidade?
Se você adotou práticas comerciais verdes, por que não permitir que seus clientes façam o mesmo? Por exemplo, você poderia lhes oferecer maneiras de reciclar coisas que eles compraram, ou fornecer sacolas de compras reutilizáveis.
Essa revisão das suas estratégias de marketing pode fazer o seu negócio voltar a focar no que importa: informar sobre os seus valores. Os canais de comunicação são muitos, sendo que muitos ainda não vêm sendo explorado de forma metodologicamente efetiva. Além do mais, nenhum método pode te passar a ideia de algo fechado ou imutável. Use da sua visão de mercado e experiência para realizar as suas ações de marketing de forma mais barata e efetiva.